segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Boas Festas!

A Olha Olha Água Mineral deseja a todos os melhores votos de paz, saúde e boas festas!



Agradecemos pela companhia em 2014 e esperamos que a paz e a harmonia do Natal estejam presentes em todos os dias do ano que se inicia!


Feliz Natal e Excelente 2015!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cuidados com o ar seco

A umidade relativa em Belo Horizonte tem oscilado entre 10 e 30% nos últimos dias, de modo que devemos ficar alertas e atentos a diversos cuidados para evitar problemas para a saúde.

Quem descuida, pode sofrer de ressecamento da mucosa do trato respiratório, tosse, sangramento nasal, distúrbios alérgicos e respiratórios, entre outros sintomas.
A mucosa do nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios perde em viscosidade, o que compromete o transporte de partículas e micro-organismos pelo trato respiratório, facilitando o aparecimento de infecções.

Nessas condições, é recomendado consumir bastante água mineral, principalmente antes de sentir sede.


Outros cuidados não menos importantes são:

- Evitar atividades e exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas.
- Umidificar o ambiente utilizando de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água quente.
- Permanecer em ambientes protegidos do sol.
- Manter o ambiente limpo, livre de poeira.
- Lavar os olhos e nariz com soro fisiológico.
- Utilizar hidratante corporal por sobre a pele.
- Evitar banhos quentes.

Fonte: Portal Vital - Saúde - Cuidados com o Clima Seco

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cuidados da Primavera e Verão

Estamos chegando ao fim da estação seca, época caracterizada pela baixa umidade do ar e pela insuficiência de chuvas, de modo que nestes dias o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, principalmente nos dias mais quentes.


- Hidrate-se antes de realizar atividades ao ar livre, seja para a prática de atividades físicas ou para curtir momentos de festa. Dê preferência à água mineral e evite refrigerantes, pois esses apresentam baixo poder de hidratação.

- Hidrate-se ao longo da atividade! A perda da água através da transpiração é intensa, e com ela, perdemos eletrólitos importantes como o sódio, potássio, magnésio e cloro.

- Após a atividade, o consumo de água mineral auxilia no tempo de recuperação do organismo.


Agora já sabemos como curtir a primavera verão!

Fonte: Ministério da Saúde

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Ingestão de Água Mineral no Inverno

Durante o inverno, é comum as pessoas sentirem menos sede e reduzirem o consumo de líquidos. Entretanto, a boa hidratação é fundamental nesse período, para que o organismo possa repor as perdas hídricas e evitar doenças típicas da estação, principalmente as associadas às vias respiratórias.
A baixa umidade do ar, que predomina durante os meses de frio, acentua ainda mais a necessidade do consumo de líquidos, já que o ar seco pode causar ressecamento da pele e mucosas, agravando estados de gripe e alergias.

A água continua sendo o melhor líquido para hidratar o corpo, principalmente a mineral. Contudo, chás, sopas e outros alimentos quentes também podem ser considerados boas escolhas no inverno.


Fonte: Nestlé - Matérias Faz Bem - Nutrição - Hidratação no inverno

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Qual quantidade de água mineral devemos ingerir diariamente?

Para suprir todas as necessidades do organismo é preciso tomar água diariamente. Sem ela não sobrevivemos mais que poucos dias.


De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, a quantidade de água que precisamos ingerir diariamente é variável, pois depende de fatores como a idade, o peso corporal, a atividade física realizada pelo indivíduo, o clima e a temperatura do ambiente onde ele vive. Para algumas pessoas, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente, enquanto que outras precisarão de três, quatro litros ou mais, como no caso dos esportistas. A recomendação do Guia com relação à quantidade de água que devemos ingerir é extremamente simples: a quantidade que o organismo pedir.
O guia ressalta que refrigerantes e vários tipos de bebidas adoçadas possuem alta proporção de água, no entanto, não são opções saudáveis, pois são repletos de açúcar e vários aditivos. Essa é a razão pela qual não podem ser considerados fontes adequadas para hidratação. A recomendação geral é que a água que ingerimos seja predominantemente do consumo de água como tal e da água contida nos alimentos e preparações culinárias.

Crie bons hábitos e tenha sempre água mineral por perto!
Fonte: Ana Paula Ferraz / Agência Saúde

quinta-feira, 6 de março de 2014

Água no Combate aos Exageros da Folia

Muita gente, no embalo da folia de Carnaval, exagera no consumo de bebida alcoólica. E os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca e em disfunções alimentares. Para evitar a ressaca e a desidratação, é necessário alternar uma bebida e outra com a ingestão de bastante água.



A quantidade de consumo de água deve ser aumentada se a pessoa estiver exposta ao sol às altas temperaturas. Uma boa dica é andar sempre com uma garrafinha de água mineral, bebendo uma garrafa de 500 ml de água por hora.
Para melhorar os sintomas de mal estar da ressaca, aí vão algumas dicas preciosas:
  • Repousar é essencial. Descanse e relaxe para recarregar as energias;
  • A ingestão de água e suco durante todo o dia vai refletir também no tempo da recuperação. Por isso, tome muita água e suco de frutas, mesmo no momento de descanso, para acelerar o processo de recuperação do corpo;
  • Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - Blog da Saúde (Ministério da Saúde)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Água como Vetor de Doenças

As doenças transmitidas pela água são causadas por organismos ou outros contaminantes que entram em contato com o corpo humano diretamente por meio da água.


São inúmeros os possíveis contaminantes: microrganismos como bactérias, vírus e parasitas, toxinas naturais, produtos químicos, agrotóxicos e metais pesados, dentre outros.

No caso das doenças causadas por ingestão direta de água contaminada, estas geralmente ocorrem em locais onde o abastecimento de água tratada é insuficiente, de forma que a população tenha que fazer uso de minas, poços, bicas ou utilizar água mineral de origem duvidosa. Eventualmente, acidentes no sistema de abastecimento de água tratada ou problemas em sua manutenção podem acarretar contaminações e causar doenças na população.


Os sintomas mais comuns destas doenças são diarreia líquida, náusea, vômitos, cólicas abdominais e febre, em alguns casos. A doença pode durar de um dia a uma semana.

As principais doenças relacionadas à ingestão de água contaminada são a cólera, febre tifóide, hepatite A e outras doenças causadas pelas bactérias Shigella e Escherichia coli; vírus Rotavírus, Norovírus e Poliovírus; além dos parasitas Ameba, Giárdia, Cryptosporidium e Cyclospora.

Dentre as dicas e cuidados para se prevenir de tais doenças estão: 


- Lavar sempre as mãos antes de preparar ou comer alimentos, assim como lavar bem as mãos depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas de bebês ou chegar da rua e após brincar ou tratar de animais de estimação.

- Lavar bem as frutas, legumes e verduras com água potável e depois higienizá-la com hipoclorito de sódio (água sanitária). O vinagre doméstico não mata os microorganismos!


- Utilize água mineral engarrafada de origem comprovada, tanto para a ingestão quanto no preparo e higienização dos alimentos, utensílios, pias e balcões de preparo de alimentos.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP). Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DDTHA) do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Informe Técnico. 2009.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Água para enfrentar o calor e o tempo seco!

Desde dezembro, enfrentamos a estação mais quente do ano. Como a previsão é de que venha mais calor por aí, é bom tomar certos cuidados para se manter saudável, pois o sol forte e o tempo seco podem causar uma série de problemas.

Com relação às crianças menores, são necessários muitos cuidados, pois sua composição corporal é de elevada quantidade de água, de modo que elas apresentam maior facilidade para desidratar. O banho de sol deve ser fraldinha, sem roupas ou meias. Os pais devem sempre ofertar água às crianças, pois os pequeninos não sentem sede da mesma forma que os adultos.
As lactantes devem ingerir bastante líquido para oferecer um leite que mantenha a hidratação do bebê.
Já os idosos apresentam uma tendência a não suar e a não sentir sede, de modo que a ingestão de água deve ser aumentada nos tempos de calor.
Beber muita água é a recomendação que vale para todo mundo: crianças, adultos e idosos. O ideal é que se tome água e que a água seja ingerida antes de se ter sede. De hora em hora, tomar pelo menos 100 ou 200 ml e completar nesse calor um volume de três litros por dia.
Você pode alternar a água com outras bebidas, como sucos naturais e água de coco, porém dê preferência à água.
Deixe uma bacia com água para evitar que o ambiente fique muito seco. Quem não tem ar condicionado, pode usar o ventilador e as cortinas tipo black out para diminuir a entrada do sol.
Estes são exemplos de pequenas atitudes para melhorar a sua qualidade de vida!!
Fonte: Rede Globo de Televisão. Fantástico. Água é fundamental para enfrentar sol forte e tempo seco. 09/02/2014 - Link: http://glo.bo/1bL9eH4

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Como reduzir o efeito da ressaca

As festas de fim de ano passaram e muita gente exagerou um pouco na dose de bebida, sentindo, nos dias que se seguem, os efeitos do excesso: a famosa ressaca.

Mas com a alimentação adequada e medidas simples, é possível minimizar os efeitos do álcool e acordar mais disposto. “Com o excesso de bebida alcoólica, o mal estar no outro dia é inevitável. Entretanto, uma alimentação saudável e uma boa hidratação ajudam a amezinhar o mal estar”, orienta o nutricionista, do Hospital Federal da Lagoa, Felipe Rizzetto.


Dentre as medidas para acabar com a ressaca, a hidratação continua a melhor forma de combatê-la!



O mais importante é repor os líquidos perdidos. Só assim o organismo vai conseguir recuperar os sais minerais, vitaminas, cálcio, potássio e magnésio que foram eliminados na urina.
Desta forma, é recomendada a ingestão de água mineral, água de coco e sucos naturais.

Fonte: Érica Santos / Comunicação Interna / Agência Saúde - 02/01/2014